Na novela "Rainha da Sucata", Alaíde (Patricia Pillar) se envolve com Rafael (Maurício Mattar) para desespero das mães dela, Lena (Lolita Rodrigues) e dele, Laurinha (Gloria Menezes), grande vilã da trama e responsável pela morte do marido, Betinho (Paulo Gracindo).
Mas porque o namoro dos jovens tanto incomoda a cozinheira como a milionária na trama de Silvio de Abreu exibida pela primeira vez em 1990 e atualmente em nova reprise no "Vale a Pena Ver de Novo"?
Se você já viu a novela que reúne uma série de atores saudosos, mas não se lembra ou está vendo pela primeira vez e quer saber logo, o Purepeople te conta; aproveite e confira o antes e depois de alguns atores do elenco nesses 35 anos.
Acontece que ao longo da novela é revelado que Alaíde e Rafael são irmãos por parte de pai, se juntando, assim a Edu (Tony Ramos) e Adriana (Claudia Raia, atriz que precisou emagrecer para a trama, para a qual havia engordado). Na história, Lena dá um basta no segredo e revela ter sido contratada no passado pelos Albuquerque Figueroa para trabalhar em uma recepção na fazenda dos milionários.
Acontece que a empregada precisou dormir no serviço e acabou sendo vítima de Betinho, que lhe agarrou à força. Ao descobrir que estava grávida do milionário, Lena prometeu a Laurinha esconder de todos o que aconteceu. A promessa, claro, só é quebrada anos mais tarde.
Já no leito de morte, Betinho descobre que Alaíde é sua filha - segredo revelado pela própria Lena -, porém não consegue pedir perdão à jovem. Isso porque a filha da cozinheira chega no hospital após o falecimento do pai. Só que uma nova reviravolta acontece depois.
Isso porque Laurinha revela ter tido um romance com outro homem antes de oficializar a união com Betinho. Depois, a vilã mostra um exame de sangue que aponta chance do falecido ser o pai de Rafael, o que faz Alaíde romper a relação. A essa altura, a filha de Lena já está grávida do instrutor de paraquedismo.
E na sequência tudo é esclarecido: Rafael é filho de uma outra relação de Laurinha. Assim, ele não é filho de Betinho e, portanto, não é irmão de Alaíde. Com a verdade revelada, os dois se casam na reta final da trama, da qual Renato (Daniel Filho) é um assassino em série.